Última actualización 20 mayo, 2022
A sexualidade nunca foi tão explorada cientificamente como tem sido nos dias de hoje. Por isso, entendemos da onde surgem os nossos desejos sexuais, os diversos tipos de expressões de gênero e de identidade. Como também temos uma maior compreensão dos problemas relacionados ao nosso sexo, como: a ejaculação precoce, o vaginismo, etc.
Nesse contexto vamos explicar com esse artigo o que é a hipospermia e por que ela ocorre. Logo os tratamentos e os principais conselhos na hora de reverter os sintomas desse transtorno tão recorrente nos homens.
O que é a hipospermia?
A hipospermia como já indica o prefixo hipo que traz consigo a ideia de algo que ocupa uma posição inferior ou escassez, consiste em uma alteração do sêmen devido a pouca ejaculação. Sendo assim, para ser considerado um caso de hipospermia o volume do sêmen deve estar abaixo de 1,5 ml.
Ela pode ocorrer depois da fase madura sexual masculina em qualquer etapa e pode ser o primeiro sintoma de outros problemas. De fato a redução do volume seminal pode ser a causa da infertilidade masculina e um dos motivos pelos quais alguns casais demoram mais para conseguir uma gravidez. Em contra partida, quando o volume seminal é muito escasso, praticamente inexistente o transtorno se chama aspermia. Normalmente ela ocorre a uma obstrução ou ejaculação retrógrada.
Quais são as causas principais da hipospermia?
A diminuição da produção do sêmen pode estar relacionada com vários órgãos, em destaque a vesícula e a próstata. Contudo, vale a pena lembrar que a redução do líquido seminal ocorre naturalmente com o passar dos anos. Esse é um processo natural e não representa nenhum tipo de problema para a vida sexual do indivíduo.
Por outro lado a hipospermia pode ocorrer por alguns fatores que citaremos a seguir:
Ejaculação retrógrada parcial
Ela ocorre quando o sêmen vai em direção a bexiga no momento da ejaculação. As suas principais causas se dá por alguma má formação da uretra ou quando o indivíduo está tomando certos tipos de medicamento, principalmente aqueles que causam uma hipertrofia prostática. Também ocorre em alguns pacientes que operaram a próstata.
Ausência dos canais diferentes
A hipospermia nesse caso ocorre porque os canais diferentes que transportam o sêmen não existem devido a uma doença de má formação genética.
Insuficiência hormonal
Outra causa comum da hipospermia está relacionada ao deficit de certos tipos de hormônios sexuais, principalmente a testosterona.
Ejacular com frequência
O sêmen pode levar alguns minutos ou até mesmo muitas horas para ser produzido outra vez. Por isso, ejacular com frequência tem um impacto considerável no volume do líquido seminal e pode ser uma das causas da hipospermia.
Existem tratamentos médicos para a hipospermia?
Embora não exista um tratamento definitivo que ofereça uma maior produção de sêmen, existem várias maneiras de reduzir ou até mesmo sanar o problema. Além do mais, no mercado existem alguns suplementos que auxiliam na produção hormonal e consequentemente no incremento da produção do sêmen.
Porém, se a falta da densidade e volume ocorrem devido a alguma doença da vesícula seminal ou da próstata, uma intervenção cirúrgica poderá solucionar o problema. Logo outra solução consiste em eliminar os problemas que acarretam nessa redução, seja modificando o estilo de vida ou fazendo algum tipo de tratamento hormonal.