Sexo é saúde: como entender a sua sexualidade?

Última actualización 20 mayo, 2022

A sexualidade humana nunca foi tão explorada como nas últimas décadas e até os gregos se orgulhariam. Mas ainda assim estamos vivendo um período onde cada indivíduo, independente do gênero se entende cada vez mais. Desde suas ambições, até os desejos sexuais mais exóticos.

Nesse sentido, nos damos conta de que a sexualidade humana é fruto das relações socioculturais, motivadas pelas relações interpessoais e experiências individuais. Desse modo, conferindo uma identidade, desejos e comportamentos sexuais como componentes essenciais da nossa sexualidade. Assim, nesse artigo vamos entender sobre a importância do sexo e a sua relação com a qualidade de vida e a nossa saúde.

A educação sexual e a sua relação com o sexo

De acordo com alguns estudos, a monogamia está presente em apenas 3% de todas as espécies que conhecemos. Contudo, por natureza o homem também pode se considerar promiscuo e por tanto o sexo, além da sua função biológica também serve como uma ferramenta social. Ou seja, também existe com a intenção de nos proporcionar prazer e nos permite entender sobre quem somos e a nossa própria sexualidade.

sexo

Apesar de ainda vivermos com alguns tabus provenientes de uma sociedade mais conservadora e que vincula sexualidade com o sexo, estamos cada vez mai próximos da liberdade sexual plena. Por essa razão, surge a educação sexual fundamentada em três princípios: autoconhecimento, aceitação e prazer. Logo, é de extrema importância levar ao debate as ideias de identidade, orientação sexual, respeito, sexo.

Quais são os benefícios de praticar sexo regularmente?

São inúmeros os benefícios da prática sexual com segurança. Dentre ela, podemos citar algumas das mais importantes, como: exercita o coração, tem um efeito antiestresse, tonifica a musculatura do solo pélvico, além de ajudar a dormir.

No ato sexual liberamos a tensão muscular e segregamos oxitocina durante e após o sexo com o pico no orgasmo. Esse hormônio é um dos mais importantes durante o parto já que induz as contrações uterinas. Entretanto também está associado a sensação de bem-estar e um importante neurotransmissor envolvido nas relações de apego, na aprendizagem e memória. Como também na formação do vínculo emocional, no altruísmo e empatia.

A diversidade na sexualidade

Do mesmo modo que o sexo, a identidade de gênero e orientação sexual estão vinculadas a aspectos fundamentais da identidade humana. Sendo assim, o direito a liberdade de expressão da diversidade sexual do homem está na pauta nos debates legais de cada país e grupo social.

lgbt

Mesmo com a evolução dos direitos humanos ainda em muitos países é possível encontrar uma verdadeira perseguição a diversidade sexual. Por essa razão, os crimes cometidos contra o direito das lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais, entram no âmbito da luta pelos direitos humanos em todo o mundo.