Última actualización 20 mayo, 2022
Design de interiores é a área que vai planejar, idealizar e realizar os projetos de decoração, harmonização e integração de espaços, levando-se em consideração não somente a aparência estética do local mas também a sua funcionalidade, bem como a qualidade de vida do cliente. É uma verdadeira arte, que cria ambientes únicos e personalizados. O estilo contemporâneo tem como características: simplicidade, sutileza nas texturas e complexidade e linhas limpas, dando uma prioridade maior ao espaço do que aos objetos. A medida certa na harmonização das cores, do espaço e da forma, resultará em um abiente elegante e leve, sendo esse o objetivo do design moderno.
Ter uma casa ou um ambiente decorados com estilo contemporâneo é o sonho de consumo de muitas pessoas. Existem algumas regrinhas básicas para esse tipo de decoração dar certo e você não errar.
Materiais de vanguarda como o vidro e o metal
Alguns dos elementos que evidenciam esse estilo vanguardista é o generoso uso de metais, pedras e vidros, desde os mais claros até os opacos. São eles que irão suavizar e “aquecer” os espaços, dando um sensação de conforto e aconchego ao ambiente. Móveis com acabamentos feitos com materiais como vidro, metais de aço inoxidável, niquelados, dentre outros, são uma ótima opção para trazer a modernidade que você está procurando. Móveis e objetos com materiais nobres convivem em perfeita harmonia, combinam inclusive na decoração de banheiros e cozinhas, com a vantagem de que são altamente resistentes e possuem um acabamento de qualidade.
É uma tendência que também se preocupa com os temas ligados a sustentabilidade, já que se fundamentam em princípios eclógicos de conservação e reparação de peças antigas, incentivando o consumo de peças usadas, de segunda mão, bem como sua restauração.
A iluminação: um aspecto muito importante
Uma das características do estilo contemporâneo é a grande luminosidade que traz ao ambiente, principalmente através da iluminação natural, com grandes janelas que permitem a entrada de luz. A iluminação interior deve ser planejada para acompanhar a forma e tamanho dos espaços e dar a sensação de amplitude e continuidade.
Deve ser pensada para centrar-se em elementos específicos, cada lâmpada é como uma obra de arte individual. Dê um pouco de cor e coloque elementos metálicos na iluminação. No quarto por exemplo, o uso de focos de luz pode ser direcionado a um quadro, porta-retratos ou alguma escultura ou objeto de arte. A iluminação indireta é também uma opção dentro desse estilo, ou seja, as luzes são colocadas de forma oculta, muitas vezes embutidas em algun móvel. O ambiente fica mais agradável, limpo e acolhedor.
Móveis utilizados para uma decoração contemporânea
Algumas características são essenciais para os móveis de estilo contemporâneo, como a forma geométrica, aspecto limpo e suave, de aparência e fibras naturais. Quanto mais simples o móvel, sem muitas formas ou decorações, mais elegância e modernidade vai trazer ao ambiente. O toque de cor e o que vai quebrar um pouco da simplicidade desses móveis ficará por conta dos acessórios, é o que vai dar todo o charme a sua decoração. As almofadas por exemplo, são uma ótima forma de trazer um pouco de cor e textura ao ambiente. Sua cor favorita também pode ser usada em uma peça de destaque.
Outra dica importante nesse conceito de decoração é, menos é mais, quanto menos acessórios forem utilizados, sem excesso nos detalhes ou uso de estampas, melhor. A opção pelo básico será sempre a mais acertada para não criar um ambiente carregado de informações e sem exageros.
Conselhos na hora de decorar com um estilo contemporâneo
Deve-se evitar um ambiente com acessórios muito coloridos, duas cores ou mesmo dois tons de uma mesma cor vai funcionar muito bem, por exemplo, um acessório com um padrão de zebra, ou mesmo um sofá ou poltrona de couro negro, dão um toque de charme e elegância. Plantas e flores de tamanhos grandes são as mais indicadas em vasos simples e discretos, que podem ser decorados usando pedras ou cascas de árvore na parte da terra.
Colocar várias peças juntas é melhor do se forem colocadas separadas e espalhadas pelo cômodo, como exemplo temos os quadros, colocados juntos traz a sensação visual de uma peça grande e única. Outro dica importante é a de que não só o ambiente seja contemporâneo mas tudo o que o compõe, sendo assim, pense em todos os detalhes e leve esse estilo a outros objetos, como os talheres e as louças, afinal de que adianta ter um ambiente moderno e usar objetos que não combinam com esse estilo.