Última actualización 20 mayo, 2022
Na hora de pensa na decoração de uma casa se presta a atenção em uma série de fatores, como: a parte têxtil, iluminação e disposição de móveis. Mas também se observa na composição final de um ambiente todos os mínimos detalhes, desde um quadro a posição de um jarro. Também é de extrema importância a disposição das cores pela influência que cada uma delas pode exercer sobre o sentimento e a intenção de cada ambiente.
Assim, um dos elementos-chave que caracterizaram um excelente projeto de decoração é a iluminação. Isso porque ela permite com que todo os objetos e ambientes entrem em harmonia e possam transmitir a ideia correta que o profissional desenvolveu para o seu projeto.
A luz natural como excelente aliado energético
Quem nunca imaginou poder acordar pela manhã e ser recebido por um acolhedor abraço luminoso e aconchegante do sol dentro da sua própria sala? Pois é, a luz natural é uma das melhores opções de decoração e de aplicação em projetos de decoração que podem contar com a luz solar. Desse modo na hora de aplicar em um projeto de decoração a parte da iluminação, a luz natural será a melhor opção que dará mas vida aos espaços interiores dando uma sensação de acolhimento.
Assim sendo, é importante prestar atenção especial nas janelas, em concreto, no seu tamanho e na sua orientação. Dessa maneira ela poderá inclusive determinar a distribuição dos móveis e da decoração, assim como as cores e os materiais utilizados.
Luz artificial e as suas mil e umas aplicações
Além de usar e abusar da luz natural como principal fonte de iluminação de um excelente projeto de decoração, o sol não está disponível todo o dia. Por essa razão obrigatoriamente deveremos contar com o auxílio da luz artificial e todas as suas incríveis possibilidades na hora de completar um projeto de decoração profissional.
Em primeiro lugar, um dos pontos positivos da luz artificial é que ela será em todo caso controlada por nós mesmo. Ou seja, só por esse fato é possível aproveitar dessa importante qualidade para poder encontrar a configuração exata para um perfeito projeto de decoração. Entretanto, vale ressaltar que controlar a dimensão da luz artificial vai muito mais além de apagar ou acender um interruptor. Em suma, um projeto luminoso artificial malplanejado poderá arruinar toda a harmonia de um ambiente.
Tipos de luz
Agora, depois de qualificar a luz como natural e artificial é importante reconhecer também os tipos de luz e quais delas serão as mais adequadas de acordo com a funcionalidade do ambiente em questão. Ou seja, tanto a luz natural como a luz artificial podemos encontrar diferentes tipos de matizes, desde mais quentes até mais frias passando pela luz neutra.
Nesse caso, a luz natural apresentará diferentes tonalidades de forma natural de acordo com as condições meteorológicas de cada dia. Embora, também é possível moldá-la com janelas e vitrais específicos para a matiz de luz natural desejada. Em contrapartida é possível manipular a luz artificial da melhor maneira que queremos de acordo com a composição do ambiente em questão. Por exemplo, uma luz artificial mais quente para ambientes para poder descansar e logo uma luz mais fria para escritórios, cozinha e lugares da onde se requer uma maior visibilidade e atenção.
Orientação dos focos de luz como fator determinante
Decerto é possível perceber que um bom projeto de iluminação é uma das partes mais importantes na hora de elaborar a decoração de um ambiente. Mas você sabia que a orientação dos focos de luz podem ser vitais na hora de finalizar um projeto? Dessa maneira é possível determinar a intenção de um ambiente simplesmente redirecionando algumas lâmpadas para poder mudar todo o conceito da decoração do lugar.
Com a finalidade de difundir e atenuar a iluminação de um quarto em questão o foco de luz pode estar apontado diretamente ao teto. Logo essa técnica é utilizada quando a intenção é recriar a sensação de um espaço mais amplo. Também é possível usar a luz dirigida para poder dar destaque a uma parte específica do ambiente, como uma mesa de jantar por exemplo. Contudo uma luz dirigida poderá dificultar a visibilidade de algumas regiões afetadas pela sombra produzida. Desse modo é importante pensar em utilizar uma iluminação complementária com o intuito de erradicar o contraste produzido pelas sombras.