Última actualización 20 mayo, 2022
Existem sete tipos diferentes do queijo Gouda, variando de acordo com o período de maturação. A coloração externa também muda de acordo com o tempo, nos queijos mais jovens e macios a casca costuma ser amarela, laranja ou vermelha, já nos mais maduros a cor é preta.
Uma dúvida recorrente é se devemos comer ou não a casca. Tendo em vista que a mesma nada mais é do que uma mistura de parafina e plástico, deve ser retirada antes do consumo. Nos queijos de produção artesanal por sere totalmente natural, é permitido o seu consumo, no entanto, é cada vez mais difícil encontrar esse tipo de queijo artesanal, se você tem certeza da procedência e de que a casca é natural, aproveite para comê-la porque dará um sabor todo especial. No Brasil é muito comum a casca de cor rosa, geralmente é comestível porque trata-se apenas de um corante alimentar. Dessa forma, a recomendação é verificar se a casca é feita de parafina ou de corante antes de consumí-la.
De onde vem o queijo Gouda?
De origem holandesa, surgiu no século XVI, seu nome se deve a cidade de Gouda, no sul da Holanda, local onde era comercializado. É um queijo muito apreciado no mundo inteiro. Atualmente tem essa denominação todos os queijos com características similares ao original, tornou-se uma classificação genérica, já que o nome não é protegido, sendo produzido em quase todo o mundo. No Brasil temos a produção desse queijo com características de um queijo jovem e de sabor suave.
O segredo na fabricação do queijo Gouda tradicional, é manter o seu processo de produção centenária e tipicamente holandês, por isso mesmo é que apesar de ser producido em todo o mundo, nada se compara ao original.
Características do queijo Gouda
As características variam, podendo ser quanto ao:
- Tipo: duro ou semi-duro, variando conforme o tempo de maturação.
- Cor: de cor amarela, a intensidade da coloração varia de acordo com o processo de fabricação e com a maturação, quanto mais maduros mais escuro o tom do amarelo.
- Casca: as cores também irão variar de acordo com o tempo e processos de fabricação, além da procedência da origem.
- Formato: tem a forma de rodas grandes que podem pesar de 4 a 11 quilos.
- Sabor: sabor suave, quanto mais jovem mais leve o sabor, sendo assim, os mais maduros terão um sabor mais intenso.
Hoje em dia existe uma grande versatilidade gastronômica na maneira de consumir esse tipo de queijo, podendo ser preparado de diversas formas, desde um delicioso fondue de queijo até como aperitivo acompanhado de um bom vinho, com a harmonização correta é uma excelente opção e sucesso garantido.
Propriedades e valor energético
Alguns dos ingredientes mais comumente econtrados no queijo Gouda são: leite de vaca (que pode ser pasteurizado ou não), sal, fermentos lácteos, cloreto de cálcio, coalho, corantes, conservantes, ervas ou castanhas. No nosso país é usado o corante de urucum na fabricação desses queijos.
Uma porção de 100 gramas costuma ter valores calóricos entre 375 a 420 Kcal, entre 31 a 35 gramas de gordura, de 23 a 29 gramas de proteínas e em torno de 955mg de cálcio. Comparado com outros tipos de queijo é um alimento bem calórico. São ricos em diversos nutrientes, uma boa fonte de cálcio, além de conter vitaminas A e B12. No entanto não é recomendável seu consumo em grande quantidade diária, devido ao fato de que também possuem uma alta concentração de gorduras saturadas, o que pode ser prejudicial a nossa saúde.
Como se elabora o queijo Gouda?
É originalmente produzido com leite de vaca pasteurizado, mas existem também produtores que usam leite de cabra ou ovelha e deixam o queijo maturar por um longo período de tempo, um exemplo de produção artesanal tendo como resultado um delicioso queijo caseiro. Existem produtores que usam o leite não pasteurizado, nos casos em que a fabricação é feita com o leite da vaca que pasta livremente, pertencendo as vacas à mesma propriedade onde o queijo é produzido.
Uma novidade é que esse tipo de queijo vem ganhando novas versões com a adição de especiarias na sua fabricação, agradando assim os mais diversos tipos de paladares. Dentre as variedades que vem surgindo temos o queijo Gouda com: cominho, pesto, trufa, mostarda, pimenta, nozes, orégano, dentre muitas outras possibilidades, até onde a imaginação alcança e os sabores combinarem.