Alimentos para combater a ansiedade

Última actualización 20 mayo, 2022

De fato nós somos o que comemos e a alimentação consiste no momento mais importante do nosso dia. Por essa razão é importante conhecer como afeta o nosso organismo consumir certo tipos de alimentos. Nesse sentido, alguns estados de ânimo tem uma forte conexão com a maneira que nos alimentamos.

Logo um dos estados de ânimo mais propícios a modificar a nossa maneira de se alimentar reside na ansiedade como consequência do estresse. Desse modo ela se caracteriza principalmente por sentimentos de angústia, inquietude, preocupação, dos quais queremos nos livrar com a droga mais viciante da indústria alimentícia: o açúcar.

Fome emocional

Como mencionado anteriormente, alguns estados de ânimo servem como gatilho para um estilo de vida sedentário e uma dieta pobre. Por esse motivo que um dos componentes principais para poder combater esse tipo de efeito colateral consiste em praticar atividade física.

Contudo, as atividades físicas devem estar vinculas a um estilo de alimentação saudável. Mas como evitar a fome emocional? Em primeiro lugar, você sabe o que é a fome emocional? Pois nesse sentido a fome emocional se caracteriza pelo desejo de comer determinado alimento compulsivamente. De fato essa sensação surge como um primeiro sinal da abstinência ao açúcar, já que esse poderia ser considerado um tipo de droga totalmente viciante.

Por que o açúcar pode ser tão viciante?

Quando consumimos algum tipo de alimento o nosso organismo produz uma resposta fisiológica imediata, começando pela sensação de bem-estar. Contudo alguns alimentos produzem uma resposta imediata, liberando dopamina e assim desenvolvendo um ciclo vicioso relacionado ao consumo desses tipos de alimento.

Assim sendo, o composto principal desses alimentos é o açúcar, já que funciona como a fonte de energia de consumo quase instantâneo. Por esse motivo, ela tem um grande potencial de ser um dos alimentos mais viciantes.

Presos pelo açúcar

Se acaso você se sentir atrapado e impotente em relação ao açúcar, não se preocupe, além de não ser o único, existem maneiras de sair desse ciclo vicioso. Decerto a sociedade atual nunca consumiu tanto açúcar como em outro momento da história humana. Além do mais, ela está presente em praticamente todos os produtos comestíveis elaborados pela indústria alimentária.

Embora seja um dos produtos mais abundantes no mercado, ela pode ser considerada como uma verdadeira droga. Além do mais, a açúcar funciona como um grande estímulo para secreção de insulina, indispensável para a sua metabolização. Contudo, o excesso de insulina produz a obesidade, além de aumentar a tolerância de alguns tecidos a insulina e danificar o pâncreas.

açúcar

Como ter uma dieta equilibrada?

Com efeito a fome emocional não parece ser fruto de alguma circunstância biológica, senão que uma resposta a uma a alteração emocional. Por essa razão as melhores maneiras de melhorar seu estado de saúde geral consiste em eliminar primeiro as causas que alterem seus estados de ânimo. Isso por que depois de eliminar esse importante gatilho, será mais fácil administrar um estilo de vida mais saudável.

alimentação saudável

Ou seja, para poder manter uma dieta equilibrada mudar os hábitos gradativamente pode ser a forma mais inteligente de mitigar e eliminar os alimentos prejudiciais a nossa saúde. Dessa maneira, o primeiro conselho seria organizar um menu diário semanal. Logo depois ir substituindo os alimentos processados por opções naturais.